Pesquisar neste blogue

domingo, 27 de fevereiro de 2011

União Europeia-Historia


A ideia de uma Europa unida emerge das ruínas da segunda Guerra Mundial onde surge a ideia de união entre os povos europeus.

Entre 1945 e 1950, Winston Churchill, Robert Schuman, Konrad Adenauer e Alaide Gasperi, empenharam-se em persuadir os seus povos a iniciarem uma nova era. No seio da Europa Ocidental iria surgir um povo e nações unidos que garantissem o primado da lei e a igualdade das nações.

Robert Schuman, Ministro dos negócios estrangeiros francês, recuperou a 9 de Maio de 1950, uma ideia original lançada por Jean Monnet propondo a criação de uma comunidade europeia do carvão e do aço (CECA). Significava colocar a produção de carvão e de aço de países outrora inimigos, sob uma autoridade comum, constituindo um acto não só económico, mas de elevado valor simbólico. O que antes eram matérias-primas essenciais para a guerra transformava-se agora em instrumentos de paz e reconciliação. A CECA marca o início do meio século de cooperação pacífica entre os Estados membros.

Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman, apresentou um plano que viria a ajudar na orientação da CECA onde seis Países se uniram: Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

Devido à importância da declaração de  Schuman, passou-se a comemorar o Dia Da Europa em 9 de Maio onde todos os países da União Europeia participariam.
Fundação da U.E e países e constituintes.
1951- Seis países Alemanha (RFA), França, Itália, Bélgica, Holanda, e Luxemburgo
1973- Adesão da Dinamarca, Irlanda e do Reino Unido.
1981- Adesão da Grécia
1986- Adesão da Espanha e Portugal.
1990- Integração da Alemanha (RDA)
1995- Adesão da Áustria, Finlândia e a Suécia.
2004- Maior adesão de sempre: Chipre, Eslováquia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Eslovénia e Republica Checa.
2007- Adesão da Bulgária e da Roménia.

Potenciais candidatos
Croácia, Turquia, Islândia, Antiga Republica Jugoslávia Da Macedónia

Sem comentários:

Enviar um comentário